Diversos estudos relatam históricos de acidentes com explosões de pós.

Ressaltamos que explosões de poeira quase sempre levam a sérias perdas financeiras em termos de danos às instalações e tempo de inatividade.

Eles também costumam causar ferimentos graves ao pessoal e fatalidades. Segundo o Technical Journals Online, a partir de informações da Health & Safety Executive, 36 explosões de poeiras com lesão e 123 explosões sem lesões durante o período de 1979 a 1988.

Os principais itens de equipamentos envolvidos nos acidentes foram as usinas, moinhos e filtros,

No Brasil temos vários ocorridos. Destacamos aqui a explosão da célula C-2 do silo vertical do Porto de Paranaguá, Curitiba (PR), que causou o falecimento de 2 trabalhadores, além de cinco ficarem feridos. A provável causa apontada para a explosão teria sido a combustão da poeira de cevada arbazenada no local, durante uma operação de limpeza que acontecia no décimo andar do silo.

As indústrias que processam produtos que, em alguma de suas fases, se apresentam na forma de pó são indústrias de alto potencial de risco quanto a incêndios e explosões e devem, antes de sua implantação, efetuar uma análise acurada dos riscos e tomar as precauções cabíveis, pois na fase de projeto as soluções são mais simples e econômicas. As indústrias já implantadas, porém, com o auxílio de um profissional competente, você pode contar com a parceria da Wings, podemos equacionar bem os problemas, minorando os riscos inerentes. Dentre as atividades industriais reconhecidamente perigosas quanto ao risco de incêndios e explosões, destacam-se: indústrias de beneficiamento de produtos agrícolas, indústrias fabricantes de rações animais, indústrias alimentícias, indústrias metalúrgicas, indústrias farmacêuticas, indústrias plásticas, indústrias de beneficiamento de madeira e indústrias do carvão.

Para conversar diretamente com um profissional e tirar todas as suas dúvidas, preencha nosso formulário de contato que assim que possível retornaremos.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Desenvolvido por:

Facebook
YouTube
LinkedIn

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?