gtag('config', 'AW-11083766015');

Como utilizar a entressafra de maneira produtiva em sua fazenda

Como utilizar a entressafra de maneira produtiva em sua fazenda
Entressafra: Aproveite o momento menos ocupado para refletir melhor sobre a proteção do seu funcionário, sua contribuição para o meio ambiente, melhorando assim sua gestão e alcançar maior rentabilidade e eficiência na atividade rural. Na entressafra, com menos atividades na empresa. Sobra mais tempo. nessa hora que devemos nos organizar, colocar a “casa” em ordem e nos prepararmos para a safra que virá. Confira como você pode utilizar o período de entressafra de forma produtiva e se preparar para colher bons frutos na próxima safra!

Entressafra: tempo de colocar ordem na casa

A entressafra compreende o período entre o fim da colheita – da principal ou das principais culturas –  e o início da próxima colheita. Embora o cronograma de atividades seja mais folgado durante esse período, não é hora de ficar parado! Utilizar essa maior disponibilidade de tempo de maneira produtiva na fazenda pode fazer toda a diferença no final das contas. entressafra (Fonte: blog.aegro.com.br) Em vez de deixarmos tudo para última hora, um bom planejamento pode determinar o sucesso ou fracasso de uma safra. Isso requer tempo e organização. Listamos alguns itens a levar em consideração nesta época. Especialmente para este período em que estamos vivendo. Confira:

Itens essenciais para realizar na entressafra

1. Finanças: Como estão as suas?

Precisamos registrar tudo o que foi gasto com insumos, serviços, impostos e demais custos, e o que recebemos pela venda dos produtos. Desta forma será possível avaliar os recursos disponíveis para investimentos, e planejar a próxima safra de acordo com o orçamento e melhorar a gestão da sua fazenda.

2. Coloque seu processo em ordem

A entressafra é a melhor hora para organizar sua fazenda! Ninguém quer chegar na hora do plantio e descobrir que está faltando alguma coisa, não é mesmo? A ideia é planejar para não fazer falta depois. Desde sementes e fertilizantes, até peças de reposição do maquinário, investimentos para proteção dos seus funcionários e do meio ambiente, tudo deve ser monitorado.

3. Planejamento: Prevenir é melhor que remediar

Com o processo e fluxo de caixa em dia, podemos planejar melhor as atividades e partir para investimentos que vão trazer bem estar para seu funcionário e proteção ao meio ambiente. Para tanto, devemos começar revisando todas as máquinas e equipamentos, realizando a manutenção do que for necessário. Não adianta apenas melhorar um ponto, devemos melhorar o nosso gerenciamento rural como um todo. Por isso é tão importante organizar-se e planejar as atividades de sua fazenda.

4. Que tal investir em soluções novas?

Quem fica parado acaba ficando para trás! Estudando um pouquinho sobre os fatores que afetam sua propriedade, você é capaz de tomar melhores decisões e tornar sua propriedade mais eficiente. Por exemplo, você já avaliou como está a proteção do seu funcionário que trabalha nas moegas? Lembramos que a poeira produzida no manuseio de grãos podem geralmente causar danos nos pulmões e nas vias respiratórias, mas alguns tipos específicos podem causar cancro.

Aproveite a entressafra para melhorar seu manejo

O risco de insucesso torna-se maior quando nossos funcionários passam a produzir menos, e acabamos por agredir o meio ambiente. Por esta razão colocamos nossa equipe de engenharia para poder orientar e melhorar a saúde e bem estar dos seus funcionários, aumentando a produtividade. Um bom planejamento é essencial!

Oportunidades de negócio: Não se esqueça do mercado de preços agrícolas na entressafra

A sazonalidade da produção concentra a oferta de produtos agrícolas nas águas, quando a maioria das culturas são implantadas. Isso faz com que o mercado seja inundado com a oferta do mesmo produto, o que derruba o preço. Da mesma forma, na entressafra, o preço sobe, pois a oferta é mais baixa, já que não há grande produção nesse período. A ideia aproveitar a entressafra para vender seus produtos, obtendo maior preço. Claro que não é tão simples assim… É necessário ter uma estrutura de armazenamento da produção para vendê-la depois. Isso requer investimentos. Pode não ser uma solução em curto prazo, mas é algo para se pensar. Isso pode fazer toda a diferença no futuro.

Conclusão

Conferimos como o período de entressafra pode ser usado de forma proveitosa para a melhoria da fazenda. Desde planejar a próxima safra e fazer o balanço da anterior, a entressafra pode ser utilizada para ampliar seus conhecimentos e preparar-se para o futuro. Desse modo, utilizamos a entressafra de forma produtiva em nossa fazenda e conseguimos extrair o máximo potencial dela! E você, tem aproveitado a entressafra para tirar o máximo do potencial de sua propriedade? Conte nos comentários! Abraços e até o próximo texto!

Clique no botão enviar para abrir o chat

Abrir Chat
Falar com um especialista
This site uses cookies to offer you a better browsing experience. By browsing this website, you agree to our use of cookies.