3S – Soluções para Suprimentos Sustentáveis – DustControl (capítulo 4)

Hoje em dia, os grandes fornecedores de produtos agrícolas estão operando mediante a programas desenvolvidos pra poder minimizar os problemas causados pelo impacto ambiental.

Soluções para Suprimentos Sustentáveis

Ao mesmo tempo, podemos citar entre várias iniciativas, o programa SSS (ou 3S – Soluções para Suprimentos Sustentáveis) da Cargill, que é uma iniciativa que pretende prover soluções para os três principais aspectos relacionados à produção de grãos:

  1. Desmatamento,
  2. Direito dos trabalhadores e
  3. Emissões de gases de efeito estufa.

É, na realidade, uma resposta pragmática e simples às reais demandas de hoje voltadas à sustentabilidade dos seus produtos. A partir de 2011, a Cargill posicionou-se como uma fornecedora de soja estabelecida sob os critérios do programa 3S.

Cargill Primavera do Leste:  https://wingsltda.com.br/pt-br/featured_item/cargill-agricola-s-a-primavera-do-leste-mt-dustcontrol-instalado-em-2003-e-2004/

Prevenção da Degradação

Com relação à prevenção da degradação de áreas, a Cargill se compromete a fornecer produtos que não sejam provenientes de:

  1. Áreas com alto valor de biodiversidade, consideradas florestas primárias;
  2. Áreas designadas por lei para fins de proteção; e
  3. Terras com elevado estoque de carbono.

Ao optar por participar do programa 3S, os fornecedores de soja da Cargill se comprometem com esses termos, por meio de uma declaração assinada sobre os grãos fornecidos, na qual ainda autorizam o acesso da empresa às lavouras, seja por conta própria ou através de auditores independentes, com o intuito de verificar o atendimento do que foi declarado pelo produtor.

Respeito e a proteção do bem-estar do trabalhador

Para o respeito e a proteção do bem-estar do trabalhador, a Cargill estabelece que o plantio, o crescimento e o processamento dos seus produtos não devem afetar de forma adversa os direitos dos trabalhadores. Sendo uma importante compradora mundial e processadora de grãos de soja com operações no Brasil, a empresa reconhece a necessidade de se respeitar e proteger ambientes sensíveis, fornecendo o suporte para a produção de soja sustentável. A organização vem trabalhando junto aos fazendeiros, parceiros industriais, organizações não governamentais e comunidades para desenvolver soluções de vanguarda que promovam a sustentabilidade nas práticas agrícolas e os incentivos ao desenvolvimento econômico sustentável.

Programa 3S e o estímulo ao produtor

Priorizando o melhoramento contínuo, o programa 3S estimula o produtor a evoluir sistematicamente em aspectos como contratos de trabalho, saúde e segurança, alojamento, remuneração, combate à discriminação, origem da semente e uso de defensivos agrícolas.

Cargill Rio Verde: https://wingsltda.com.br/pt-br/featured_item/cargill-de-rio-verde-moega-de-soja/

Mediante a evolução de suas práticas, avaliadas anualmente, o produtor mantém a certificação no programa 3S.

Além disso, as propriedades fornecedoras devem estar em conformidade com todas as leis referentes às condições de trabalho e direito dos trabalhadores, especialmente aquelas relacionadas ao trabalho infantil e às condições que caracterizam o trabalho forçado ou escravo. As fazendas devem atender aos requisitos básicos de saúde e segurança, garantindo que os trabalhadores sejam treinados adequadamente e tenham acesso aos equipamentos de segurança apropriados.

Gerenciamento das emissões de gases de efeito estufa

Em relação ao gerenciamento das emissões de gases de efeito estufa (GEE), a Cargill ratifica que está alinhada à Diretiva de Energia Renovável da União Europeia (EU -RED), para cada etapa da sua cadeia de suprimentos.

Adicionalmente, a empresa garante que a medida de sua pegada de carbono está abaixo de quaisquer parâmetros de referência acordados e que também investe fortemente na cadeia de suprimentos e na eficiência dos processos, com o intuito de reduzir significativamente as emissões de GEE.

A cadeia de suprimentos da Cargill, condicionada pelo Programa 3S, é auditada por organismo independente, sob os critérios estabelecidos pela norma de auditoria internacionalmente reconhecida ISO 19011 ou qualquer outro padrão aceitável sob as regras da EU – RED.

DustControl em suas moegas

A Wings tem orgulho em fazer parte dos fornecedores da Cargill. Com a instalação do DustControl em suas moegas de recebimento, é possível tornar um ambiente mais saudável. 

Quer saber como deixar sua moega de recebimento mais saudável? Entre em contato agora com a nossa equipe através dos contatos disponibilizados no nosso site. 

This site uses cookies to offer you a better browsing experience. By browsing this website, you agree to our use of cookies.