Protege seus funcionários e o meio ambiente

 

Sistema automático para controlar poeira em moegas de recebimento

 

• Completamente automático

• Não necessita de manutenção

• Sob medida para sua moega

• Feito em aço carbono patinável

• Instalado abaixo da grade

• Aprovado em 100% das fiscalizações

• Instalação supervisionada por técnico com certificado NR

• Não precisa de enclausuramento

• Painéis de alívio contra explosão

• Sistema de limpeza pneumática

 

Usado em moegas de recebimento para:

Soja, milho, farelo, açúcar, fertilizante, café e mais.

 

Sistema DustControl da Wings Ltda para despoeiramento de moegas de recebimento
DustControl instalado na Pit Paranaguá pela empresa Wings Ltda

As moegas de recebimento de produtos a granel apresentam problemas relacionados à emissão de poeira, que ameaça a saúde de funcionários nas proximidades, cria desentendimentos com os vizinhos e polui o meio ambiente. Todos esses problemas podem levar à intimidação por parte de fiscais ambientais e, consequentemente, a multas e custos legais.

Existe uma solução fácil e eficaz para o despoeiramento de moegas. O controlador de poeira DustControl Mecânico é composto por módulos metálicos que são instalados abaixo da grade da moega e utilizam o próprio produto para filtrar o pó que é expulso da moega.

Os módulos do DustControl têm somente 40 cm de profundidade e, por meio de bicas e aletas, controlam o fluxo do produto sem restringir a descarga. Durante a descarga, as bicas ficam cheias de produto, e o ar que sai da moega é forçado a passar pelo produto, o que diminui sua velocidade e o faz depositar a poeira junto com o produto.

Os resíduos dos módulos podem ser retirados manualmente entre as descargas. Para as fábricas de ração que não podem misturar seus produtos e passam por trocas frequentes de produto, a Wings oferece um sistema de limpeza pneumático que facilita esse processo.

Um benefício adicional são os painéis de alívio de explosão. Se ocorrer uma explosão na moega, os painéis se abrirão e permitirão que a pressão da explosão escape sem danificar a moega nem o equipamento acima dela. Assim como nos painéis de explosão nos filtros de mangas, após a explosão, os painéis retornarão à posição fechada, sem danos à moega.

O processo é completamente automático, sem operadores, e não precisa de manutenção. Os primeiros sistemas DustControl Mecânico, instalados em 2003, estão funcionando até hoje.

O DustControl trabalha com diversos produtos a granel, como milho, soja, açúcar, arroz e fertilizantes.