Vamos citar aqui alguns riscos existentes relacionados à exposição de poeiras de grãos.
1 – Riscos de explosões: altas concentrações de poeiras de grãos podem provocar explosões devido ao confinamento dos gases que acarreta um aumento considerável de pressão no silo.
2 – Exposições a microorganismos como a flora microbial, fungos e bactérias. A seriedade deste risco vai depender do clima, estação do ano, tipo de grão, nível de umidade e forma de armazenamento.
3 – Pesticidas: muito utilizados para ajudar na preservação do produto, os pesticidas representam um importante risco a saúde das pessoas expostas a poeiras de grãos.
Podemos dizer que este processo se inicia com a chegada à planta dos
caminhões graneleiros que, ao abrir as tampas da carroceria para descarregar seu produto sobre as moegas ou mesmo com a utilização de plataforma de descarga (tombador), produzem uma enorme nuvem de poeira. O fato é que o produto já vem da lavoura com esse excesso de
poeira, ou quando vem de outras instalações industriais que não fizeram o serviço correto de limpeza da massa de grãos.
Existem equipamentos como filtros de pó, ciclones, exaustores e os filtros de manga que têm por função justamente a retenção do pó para evitar que sejam transportados para os equipamentos a jusante.
O Filtro de Mangas é comandado por um sequenciador eletrônico. Eles ajudam na contenção da poeira, porém não podemos dizer que é extremamente eficaz, eles trabalhando sozinho, não tem capacidade para liberar totalmente o ambiente da poeira.
Primeiro podemos dizer que para a implementação vai acarretar um investimento altíssimo, pois deverá ser instalado simultâneamente a um sistema adequado de exaustão para a renovação do ar saturado, (proveniente da aeração e própria respiração cereal), bem como prevenir processos de condensação provocados por mudanças de clima. Deve-se instalar exaustores axiais de teto ao longo do telhado do armazém/silo, providos de proteção contra intempéries e adaptador ao telhado em
fibra de vidro ou metálico em quantidade e potência necessárias a cada projeto. E mesmo no momento do processo de filtragem do ar, existe uma grande perda de produtividade, e um gasto energético altíssimo, para manter toda essa filtragem em funcionamento, fora a perda do espaço aéreo da sua moega.
Podemos dizer que, hoje no mercado existe somente um único produto com a eficácia desejada, que vai transformar a sua moega de recebimento em um ambiente mais saudável e livre dos possíveis riscos citados acima.
A Wings vai desenvolver para a sua moega, um projeto de engenharia exclusivo que vai reduzir drasticamente a poeira emitida no momento da descarga, sem a necessidade de um operador, ou mesmo gasto com energia elétrica. Quer saber mais? Entre em contato agora com a nossa equipe.